quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Chegamos!!!

(Post sem acentos, desculpa!!!)

Oi pessoal, tudo bem? Desculpem a demora, nao tivemos como postar antes, mas vamos la...

Voos
Saimos de Porto Alegre as 13h40 do dia 21, depois de uma despedida que fez a gente se questionar se era a coisa certa a fazer, se precisavamos disso, enfim... Chegamos em SP e esperamos ate as 19h15 para ir para a fila do check in, que demorou um tempao e acabamos entrando la pelas 20h10. Sim, quase 1h na fila, bem agradavel... Eis que vem a suspresa... comecou a chover forte e nosso aviao decolou as 21h. Mas o voo foi bem tranquilo - apesar do meu panico de voar - mais tranquilo do que o trecho POA/GRU (provavelmente pelo meu estado emocional e as turbulencias)... acreditem ou nao, voar numa aeronave imensa como a da KLM me deixou mais tranquila que no aviaozinho da GOL. A imigracao em Amsterdam foi tranquila, apesar de eu ter "apitado" no detector de metais sabe-se la porque e ter sido revistada pela fiscal... O voo da Aer Lingus foi bem tranquilo tambem, mas parecia que nao ia chegar nunca. Chegamos em Dublin no dia 22/10, por volta das 14h (horario local). Cansados, tensos, felizes, com muitos sentimentos diversos. Quem ja veio sabe como e cansativa essa maratona de voos, principalmente pra quem nao sai de SP ou RJ. E para quem esta vindo, se preparem, se encham, de paciencia e se forem como eu, de um remedinho para auxiliar a descansar. Dormi cerca de 4 ou 5h, mas para quem nao fecha os olhos nem em viagem de carro de Porto ao litoral ou ate SC, acho que sai no lucro.

Dublin
Chegamos em Dublin esgotados e fomos seguindo o fluxo ate a imigracao. Tudo rapido, tranquilo, ate as duas meninas da nossa frente ficarem empacadas por quase 10 minutos!!! Panico total, a menina que estava no guiche para onde eu fui depois precisou mostrar e contar o dinheiro que tinha na carteira e eu so pensava: me ralei, nao tenho 3mil euros aqui, so uns 500euros para as primeiras semanas. A outra menina que foi a do guiche do Vi ficou muito tensa, o agente disse para ela que a escola dela era ruim (Leinster), falou varias coisas, perguntou se ela tinha parentes aqui, pediu para ela esperar, enfim, um horror! Mas fomos confiantes e deu tudo certo.
Meu dialogo foi mais ou menos assim:
(E= Eu - A= Agente Imigracao)

E: Hi - entreguei o passaporte
A: Hi - perguntou a finalidade da minha viagem
E: falei que era para estudar
A: Perguntou se era por 1 ano
E: Confirmei 1 ano.
A: Pediu minhas cartas da escola
E: Entreguei as cartas enquanto ela ja ia preenchendo algo no meu passaporte
A: Perguntou se eu tinha dinheiro comigo
E: Disse que tinha o dinheiro exigido no VTM e uma quantia pequena comigo para os primeiros dias
A: Ok. Digita, escreve, digita. Devolveu meus documentos, explicou que eu teria um mes para regularizar meu visto, para eu verificar com a escola os documentos que ia precisar e pediu para eu encostar na parede e tirar uma foto.

No fim agradeci, ela agradeceu e foi isso. Escrevento parece bastante, mas nao durou 5mim. Sai e esperei o Vi terminar, no guiche dele era um senhor e ele parecia simpatico e falante (e devagar) por isso fiquei mais uns 3min esperando ele. Fomos pegar as malas, que vieram todas inteiras, e fomos achar o carinha do transfer, que estava la tambem. chegamos na acomodacao da escola em 20min, mas isso e assunto para outro dia.

Estamos bem, mas ainda nos ambientando. Amanha comecaremos a organizar os documentos. Ah, no fim ganhamos visto de 3 meses =)) Nao sei se esta sendo um padrao, mas ficamos contentes.

Hoje fomos pela 1a vez no tesco e gastamos 8.52 e compramos massa, carne (porco), um pote de sal, molho de tomate, arroz, tomate e cebola!!! Para terem ideia, o pacote de massa custou 0.42cts...

Bom, essa semana eu volto com fotos e mais acontecimentos.

Beijos direto de Dublin: uma cidade cinzenta, fria e chuvosa, mas ainda assim encantadora =)



7 comentários:

  1. Oi gente! Que bom que já deu tudo certo para vcs. Não vemos a hora de chegar a nossa vez. A ansiedade é incrível, vcs sabem bem do que estamos falando neh...hehe. Bjão pra vcs e enquanto isso, vão curtindo bastante aí pela gente. ;)

    ResponderExcluir
  2. nossa que bom que deu tudo certo na imigração, Dai (posso te chamar assim? ) você foi sabendo falar bem /medio ou quase nada de ingles?

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bem? Pode me chamar assim, claro. Então, meu inglês é razoavelmente bom, eu entendo MUITO mais do que falo, mas foi tranquilo na imigração. A parte que não entendi, pedi para ela repetir e daí ela falou mais devagar.
    Fiquei no nível intermediário no teste da escola, mas isso não quer dizer muita coisa, agora preciso esperar as aulas começarem =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Dai, esse visto no aeroporto é provisório. Com a documentação inicial pronta vocês vão pedir o visto de um ano na imigração. Seguindo todo o procedimento que nem é complicado, dá sempre tudo certo.
    Beijo e boa sorte

    ResponderExcluir
  5. A viagem de Amsterdan pra Dublin parece não ter fim mesmo, mas acho que e uma mistura de apreensão e excitamento que toma conta, o intercâmbio começou mas você ainda nãoo chegou lá, haha

    Geralmente eles dão vistos mais longos a partir de Novembro, há boatos de que o inverno vai ser bem rigoroso, o que acaba fazendo com que tudo leve mais tempo.

    Tesco é bom sim, mas Aldi e Lidl são bem baratos tb, geralmente compro nos 3.

    ResponderExcluir
  6. Você chegoooou!!!
    *na verdade vc chegou há muito tempo e eu só vi o post agora hahaha

    Que bom que deu tudo certo :)
    A Imigração de Dublin é super tranquila, contanto que vc tenha todos os documentos necessários.

    Aproveite bastante!!!

    Beijos

    ResponderExcluir